Exposição Virtual

Essa exposição virtual é fruto do projeto Memória e formação: organização e difusão de um acervo da capoeira na Fundação Mestre Bimba, contemplado no Edital Capoeira Viva 2015, promovido pela Fundação Gregório de Matos.

O objetivo maior desse projeto está alinhado com as missões da Fundação, já que pretende preservar a memória ligada ao Mestre Bimba e à Fundação Mestre Bimba (FUMEB). Nesse sentido, iniciamos a criação desse acervo digital de fotos históricas e de objetos, reportagens, distinções ligadas ao mestre.

O acervo da Fundação Mestre Bimba é rico, composto por objetos, como o famoso berimbau de Mestre Bimba da década de 1960; reportagens, que em seus originais, cobrem acontecimentos históricos ligados à memória da capoeira na Bahia; fotos históricas que ilustram encontros, metodologias e eventos ligados à Fundação e ao Mestre; distinções, tais como a Medalha Thomé de Souza, o diploma de Doutor Honoris Causa, emitido pela UFBA; e documentos, tais como os materiais didáticos de Mestre Bimba e documentos históricos da Filhos de Bimba Escola de Capoeira (FBEC), que completa 30 anos em 2016 e da própria FUMEB, que completa 22 anos em 2015.

A exposição Um acervo da Fundação Mestre Bimba, que foi composta dessa exposição virtual e de uma coleção de objetos e imagens, que em 2015 percorreu espaços na cidade de Salvador e quatro núcleos do projeto Capoerê, representa o pontapé inicial para o tratamento, acondicionamento adequado, organização, digitalização e disponibilização desse importante acervo para a comunidade de pesquisadores e interessados na capoeira.

regua-de-apoios

%d blogueiros gostam disto: